Flecha
Foco Luara Raio (Brasil)
17 NOV — sex, 
22h15
Espaço Jovem de Lagos
Entrada livre

Foco Luara Raio
Luara Raio é performer, bailarine e coreógrafe de funk sapatão. E é também artista em foco, nesta segunda edição do Festival Pedra Dura, onde apresenta dois dos seus trabalhos: Flecha e Pedra Lançada.

Flecha

OBJETO PONTIAGUDO DISPARADO NO AR EM ALTA VELOCIDADE PERFURANTE E ANCESTRAL ATO DE REIVINDICAR CORPOS IMPOSSÍVEIS DANÇA REVOLTA GRITO TORTO FEITO FACA MÁSCARA DE PELE ARRANCADA CUSPE NO CHÃO RECONQUISTA DE TERRITÓRIO ENGASGO SOBRE O CINISMO UM TAPA NA CARA PRA REAVIVAR A MEMÓRIA UM EBÓ PARA TORNAR O PRESENTE POSSÍVEL

A performance Flecha é ativada por imagens-animais de caça e caçador no corpo cor em constante degeneração e regeneração. Uma dança Ebó que contra ataca, chamando bichos de outros mundos, para fazer crescer na pele, dentes, escamas, unhas, garras. Nesta performance, Luara Raio tinge a cara de vermelho para desfazê-la, apagando a sua identidade. Um ato de escavar a pele para sair de si e regressar em outras, agenciando ancestralidades de visionária transmutação. Esta é uma dança que se faz pela narrativa de um corpo pardo sul-americano, racializado, queer.

conceção e performance
Luara Learth Moreira

sonoplastia
Letícia Fialho

coaching
Vera Mantero e Teresa Silva

Apoio à criação e residência artística na Companhia Olga Roriz no âmbito do projeto Interferências

duração
20 min.

M/18

Luara Raio

Luara Raio (Brasília, 1990) formou-se em artes cénicas entre o Brasil, Portugal e França. O seu trabalho está enraizado numa perspetiva sapatão, racializada e anticolonial do corpo que pretende ativar feitiços e fraturas nas representações hegemônicas de gênero, raça e do corpo. Atualmente vive em Paris, onde colabora com outros artistas e continua as suas pesquisas autorais sobre macumba, imaginária, incorporação e performance.

No items found.