Foco Luara Raio
Luara Raio é performer, bailarine e coreógrafe de funk sapatão. E é também artista em foco, nesta segunda edição do Festival Pedra Dura, onde apresenta dois dos seus trabalhos: Flecha e Pedra Lançada.
Pedra Lançada
Pedra lançada é a performance ativação do livro-oráculo Pedra y Apocalypso de Luara Raio.
O gesto de lançar implica impacto e receção. Implica vibração e reverberação, também quebra, fratura, estilhaçamento. O título faz referência ao provérbio de matriz religiosa Afro-brasileira que diz “Exú matou um pássaro ontem com uma pedra que atirou hoje”. Recebemos e atiramos pedras na encruzilhada entre dança, palavra, espiritualidade e performance celebrando e conjurando mundos para lançar feitiços na espiral de tempo.
Programa 'Podemos tratar-nos por tu?'
Após o espetáculo, haverá uma conversa entre o público e Luara Raio.
acompanhamento Tiago Mansilha
textos, oferendas e cenário
Luara Raio
produção
Maria Paula
confeção das cartas
Luara Raio e Lou Couvidat
duração
30 min.
M/16
Luara Raio (Brasília, 1990) formou-se em artes cénicas entre o Brasil, Portugal e França. O seu trabalho está enraizado numa perspetiva sapatão, racializada e anticolonial do corpo que pretende ativar feitiços e fraturas nas representações hegemônicas de gênero, raça e do corpo. Atualmente vive em Paris, onde colabora com outros artistas e continua as suas pesquisas autorais sobre macumba, imaginária, incorporação e performance.