Centro de Documentação de Dança do Algarve

Somos novos e velhos, e grandes e pequenos ao mesmo tempo. Temos tanta coisa em nós que, por vezes, não sabemos como chamar-lhes, nem como as descrever, nem como é que elas nos vieram parar à cabeça e ao corpo. Já alguma vez pensaste em todas aquelas coisas que sabes mas que não sabes que sabes? E em todas aquelas coisas que não sabes e que querias saber? E aquelas que sabias e que preferias esquecer-te? 

Em 2023, em parceria com a Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas e com a Câmara Municipal de Lagos, a CAMA associação cultural cria o CenDDA – Centro de Documentação de Dança do Algarve, um projeto que procura recolher, adquirir e arquivar materiais que traduzem uma dança em constante transformação, de sempre e para sempre, pensando-se e trabalhando-se no território de forma duracional e mutável, construindo assim um arquivo vivo de documentação escrita, visual e sonora na área das artes performativas.

Idealizado pela necessidade de acesso a obras, informação e investigações nacionais e internacionais, o CenDDA propõe uma construção de corpo de trabalho em duas frentes distintas mas altamente complementares :

- uma Biblioteca de Artes Performativas, com especial foco na dança mas estendendo-a como uma área necessitada de cruzamentos disciplinares onde anualmente são recebidas doações e adquiridos livros e publicações dentro de áreas artísticas distintas;

- um Arquivo / Mediateca com uma coleção de registos audiovisuais, fotográficos, escritos, documentais, media, desenvolvidos e cedidos por intérpretes, criadoras/es/xs, investigadoras/es/xs, coreógrafas/os/xs, artistas plásticas/os/xs nacionais e internacionais que contribuem de forma gratuita para o crescimento deste espaço, ajudando a que se mantenha vivo e acessível o que se fez, faz e fará no campo das artes performativas contemporâneas.

Na 3ª edição do PEDRA DURA, voltamos a abrir as portas do CenDDA em formato expositivo, ativando a coleção desenvolvida até ao momento presente e abrindo espaço a que diversas atividades do Festival se relacionem e dialoguem diretamente com as matérias existentes.

Dá-se então continuidade à procura de um pluralismo de linguagens, estéticas e pensamentos, idealizando uma escrita e reescrita constante no modo de ver e fazer, de contar, transmitir e receber muitas possibilidades para que a História das Artes Performativas possa ser, realmente, uma história de e para todos.

*Nota: os materiais pertencentes à Biblioteca de Artes  Performativas podem ser livremente consultados e utilizados no interior do espaço expositivo, estando disponíveis para consulta e requisição na Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas a partir de Janeiro de 2025.

O CenDDA – Centro de Documentação de Dança do Algarve é um projeto que procura recolher, adquirir e arquivar materiais que traduzem uma dança em mutação, construindo-se como um arquivo vivo de documentação escrita, visual e sonora na área das artes performativas, através da criação de uma Biblioteca e de um Arquivo / Mediateca. Nesta edição do Pedra Dura, é apresentada uma nova exposição, onde são exibidos documentos únicos da história da dança.

Inauguração da exposição
7 nov — 19h30

Parceria
Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas
Câmara Municipal de Lagos
CAMA ac