Canção para Caranguejes
concerto de Violeta Azevedo
8 NOV — sex, 
22h30
Teatro Experimental de Lagos
Entrada Livre

Violeta Azevedo é uma artista sonora que oscila entre a composição e a improvisação. A música criada é um universo denso e detalhado onde o ponto de partida de cada peça de vida é o som da sua Flauta Transversal, que transforma em organismos únicos através de processos alquímicos, recorrendo a uma orquestra de eletrónica. Paredes sonoras são construídas por harmonias distorcidas, mas também por melodias delicadas para construir uma peça viva complexa que nos faz mergulhar num mundo, ora habitado por seres cintilantes, ora por energias mais sombrias, mas sempre em harmonia simbiótica.
Neste concerto, Violeta Azevedo irá apresentar a peça Canção para Caranguejes, uma composição que serve como um portal para uma reflexão interior, explorando as nuances do eu e a conexão íntima entre o Som e a vivência emocional. A viagem sonora irá ainda passar por criações como Noise Agricola, Vitaminas, O Céu Aqui é Lindo e Eu Não Resisto e Preciosa Exaustão.

duração 45 min.

M/6

Violeta Azevedo (Lisboa, 1992) é uma artista Lisboeta já com alguns anos de fascinante actividade, com passado na fundação do meteoro Savage Ohms e presente em colaborações com nomes como Jasmim, Felicia Atkinson ou na banda de Menino da Mãe, Violeta Azevedo tem projectado na flauta transversal - mas também na voz - um universo muito particular elevado por processamento electrónico. Na sua via solitária, persiste uma aura de mistério, pautada pela ausência de registos perenes em nome próprio, onde cada aparição sua se revela como que um vislumbre no espaço e no tempo de um work in progress contínuo na sombra. Vivo. Do seu sopro pleno de lirismo, encarreirado para uma armada beatífica de pedais - alguns de criação própria - ascende um fluxo de som que honra o pioneirismo electrónico dos anos 50 e 60 e sua memória pela via hauntológica, capaz de evocar no seu caudal partículas droney, paisagens contemplativas e a névoa cintilante de alguns exploradores do ruído enquanto matéria de sonho.

No items found.