Em 2024, Daniel Matos & João Catarino iniciam uma coleção vídeo intitulada The Crying Cycles. Uma trilogia com base numa reflexão sobre o tempo presente e de como perspetivam a necessidade de desapego e abandono para que seja possível um recomeço total. Uma ideia de liberdade em constante mutação e sobre a qual não conseguimos o encontro de uma definição ou imagem concretas.
Neste início, apercebem-se que é necessário limpar os olhos com a água que cai deles próprios, ver o abismo no abismo, respirar fundo bem lá ao fundo e fugir para chegar. O desejo era só querer uma mota, uma mota que levasse tudo e que nos trouxesse como somos no meio do entulho.
No vídeo-dança Crying Cycle 1, Daniel Matos e João Catarino oferecem um caminho para ver de olhos lavados.
“... porque eu só queria uma mota.”
- ESTREIA ABSOLUTA -
direção artística, conceito e montagem
Daniel Matos & João Catarino
interpretação e cocriação
Joana Simões
operação de câmara e edição
João Catarino
banda sonora
Daniel Matos
direção de produção
Joana Flor Duarte
produção
CAMA a.c.
financiamento
CDCR Algarve
apoio
Musette Bike
duração 10 min.
M/16
Daniel Matos (Lagos, 1996) é coreógrafo, performer e artista visual. Tem desenvolvido o seu trabalho como criador, colaborador artístico e intérprete nacional e internacional. No seu percurso, colaborou com Ana Borralho&João Galante, Angélica Liddell, Davis Freeman e Romeo Castellucci, entre outros. Desde 2016, foca o seu trabalho no corpo como campo de pesquisa biográfico, físico e emocional, questionando e redesenhando a ideia de limite.
João Catarino (Faro, 1991) possui curso de Fotografia e Pós-produção do Atelier de Imagem e Curso de Pintura a Óleo da Nextart, Lisboa (2011) tendo exposto os seus trabalhos no Lx Factory, MOB, Fabrica Features, revista PANTA, Ever Magazine e no Vice com We are Mitra. Desde 2015, trabalha como fotógrafo e videógrafo, realizando vários videoclipes, vídeos promocionais, projetos documentais, vídeo mapping, registo e edição de vídeos de criações na área da dança, performance, teatro e música.