A Queer Art Lab promove a diversidade artística e cultural, incentivando projetos inovadores e colaborativos que refletem a pluralidade de vozes e experiências da comunidade LGBTQIA+. Ao Pedra Dura, traz Andrei Bessa e Izabel Nejur, artistas que ficarão em residência, em Lagos, por uma semana.
Gigantesca procura transcender os limites convencionais da expressão artística, mergulhando numa viagem poética e literal através da força e da insistência.
Gigantesca é uma obra envolvente e camaleónica que se desenvolve num processo contínuo de transformação. Izabel Nejur mergulha numa imersão profunda dentro da paisagem sonora e visual, onde as suas memórias servem como guia na sua busca por uma insistência que transcende o físico, manifestando-se de forma suada e poética. Nesta performance imersiva, Nejur explora as recordações da sua própria existência, navegando por territórios emocionais e físicos recheados de momentos intensos, onde a força interior se entrelaça com a fragilidade, criando uma teia de experiências sensoriais. O público é convidado a testemunhar esta metamorfose em tempo real, sendo transportado para o universo íntimo e profundo de Nejur, onde cada movimento, gesto e respiração carregam um significado. A proposta é de um ambiente delirante com uma performance que se converte num manifesto visual e sensorial. Elevando-se, resistindo, transpirando, agitando e exorcizando num ritual as suas relações com a força.
NOTA - PERFORMANCE DURACIONAL
Gigantesca é uma performance duracional de 4 horas. O público é convidado a assistir entre as 14h30 e as 15h e entre as 15h45 e 16h30.
criação e performance
Izabel Nejur
coprodução
Queer Art Lab e Trumps
apoio
ORG.I.A - Self-Mistake/Self-Uncensored
mentoria
Queer Art Lab Marco da Silva Ferreira e Gaya de Medeiros
mentoria
Self-Uncensored, Sepideh Khodarahmi e Maikon K
M/18
Izabel Nejur (Rio Branco, 1981) viaja do Brasil para Portugal em 2018. Artiste não binarie, utiliza sua fluidez como principal ferramenta em sua multidisciplinaridade. A inquietude é o motor para criar, sua intuição e sabedoria para inovar. Realizou trabalhos dentro do cinema, da dança, da performance, da escrita e também da videoarte DIY. Possui uma licenciatura em Jornalismo e uma pós-graduação em cinema (UTP-Curitiba/Brasil) e dança (FAP-Faculdades de Artes do Paraná/Brasil). Estudou na FOR (Formação Olga Roriz) - 2018/2019. Atualmente investiga Gigantesca, seu primeiro solo em terras portuguesas, que foi experimentado nas Gaivotas 6, Interferências, Festival IMERSÃO - Queer Art Lab e Segundas na Z na Galeria Zé dos Bois, em 2023. Em 2024 participa como alumni no Queer Art Lab com mentoria de Gaya de Medeiros e é apoiade pelo projeto Self-Uncensored (ORG.I.A/Self-Mistake). Em Lisboa, Nejur fez parte do coletivo wwwperformanceart que ocupou o Palácio do Grilo em 2022-2023, atuou na performance NO BODY NEVER MIND de Ana Borralho e João Galante na Gulbenkian - 2023, BRUTA, filme 16mm de Aline Belfort em parceria com a wwwperformanceart, criou e editou o vídeo poema Sede que teve mostra em INTERVENÇÃO QUEER Lisboa - 2022, foi intérprete criative no espetáculo imersivo Entre Portas da diretora e coreógrafa Helen Esther Aschauer, intérprete também no espetáculo Travessias de Marta Jardim, Batucada e Barricada de Marcelo Evelin, entre outros trabalhos com performance, audiovisual e moda.