A dupla Ana Borralho & João Galante convida a entrar numa instalação de luz e som, que apresenta uma realidade paralela através de óculos de realidade virtual. Em O Centro do Mundo, a visita de personagens e os seus testemunhos torna o público-alvo constante de olhares exteriores, colocando-o, em simultâneo, no centro do espetáculo e fora de si mesmo, submerso nas contradições do sujeito contemporâneo. Enquanto o labirinto psíquico se configura como centro do mundo, a multiplicação de personagens heterogéneas, que vão questionando a sua própria existência, dilui e subverte a noção de identidade. No terreno da pluralidade, são desmantelados todos os dualismos, passando o interior e o exterior, a alma e o corpo, a estabelecer uma comunicação permanente.
NOTAS:
Este espectáculo inclui a utilização de óculos de realidade virtual e luz estroboscópica.
Limite de 12 espectadoras/es por sessão.
conceito, direção artística, câmara de vídeo, gravações e desenho de som
Ana Borralho & João Galante
performers
Ana Freitas, Gustavo Sumpta, Inês Cóias, Joana Bernardo, Maria Antunes, Marco Mendonça
figuração
Joana Mário, Vitória Gomes Molder, Óscar (cão)
desenho de luz
Joana Mário
banda sonora original
Coolgate
texto
a partir de textos retirados do Tiktok
apoio dramatúrgico
Fernando J. Ribeiro
assistência artística
Daniel Matos
edição vídeo 360ª
Micael Espinha
efeitos especiais RV
David Gabriel
masterização som
Pedro Augusto
casting e guarda-roupa
Alma Mar
maquilhagem
Sara Marques de Oliveira
produção
casaBranca
direção de produção e difusão
Clara Sampaio, Andrea Sozzi
produção executiva
Rita Conde
direção executiva e administrativa
Mónica Samões
apoio à administração
Teresa Serra Nunes
comunicação
this is ground control
web design
José Pelicano
coprodução
Teatro do Bairro Alto, Cineteatro Louletano, Teatro Viriato
apoios
teatro meia volta e depois à esquerda quando eu disser, Teatro do Vestido, Teatro da Voz – Produções Real Pelágio, MSM Studio, DuplaCena - Temps d'Images
A casaBranca é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção Geral das Artes
duração
1h
M/12
Ana Borralho (Lagos, 1972) & João Galante (Luanda, 1968) conheceram-se enquanto estudavam artes visuais no AR.CO (Lisboa) e trabalharam juntos regularmente nos anos 1990 como atores/cocriadores do grupo de Teatro OLHO em Cacilhas/Almada. Desde 2002, trabalham juntos em projetos próprios de performance art, dança, teatro, instalação, fotografia, som e vídeo arte. O seu trabalho tem sido apresentado em festivais internacionais em Portugal, França, Espanha, Suíça, Escócia, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Japão, Itália, Inglaterra, Alemanha, Áustria, República Checa, Eslováquia, Finlândia, Estónia, Polónia, Hungria, Holanda, Canadá, Islândia, Taiwan, Grécia, Eslovénia e Suécia. Borralho e Galante são cofundadores da banda de não-músicos Jimmie Durham e da associação cultural casaBranca. São também diretores artísticos/curadores do festival de artes contemporâneas Verão Azul (Lagos+Loulé), e cocuradores do extinto festival de música eletrónica Electrolegos (Lagos). Vivem e trabalham em Lisboa e Lagos.