Obcecada com a Luz
filme de Sabine Krayenbühl e Zeva Oelbaum (EUA, França e Alemanha)
13 NOV — qua,  
21h
Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas
Entrada Livre

Loïe Fuller foi uma bailarina do início do século XX, cujo uso pioneiro do tecido e da luz alterou para sempre o mundo da arte e da moda, e que lhe valeu o título de criadora da dança moderna americana. Obcecada com a Luz lança um olhar sobre a extraordinária carreira desta intérprete revolucionária. É um filme sobre transformação e sobre uma artista pioneira que rompeu com as noções predominantes de dança e os limites imaginados do corpo humano, ao mesmo tempo que uniu a tecnologia de ponta da época à sua arte.
Criando um diálogo entre o passado e o presente, o documentário apresenta Jody Sperling e o seu coletivo Time Lapse Dance e investiga a surpreendente influência que o trabalho de Fuller tem na cultura contemporânea, incluindo em artistas como Taylor Swift, Red Hot Chili Peppers, Bill T. Jones, Shakira. e William Kentridge, entre muitos outros.

produção
Between the Rivers

coprodução
ZDF e YUZU Productions

colaboração
ARTE

duração 1h30

M/12

Sabine Krayenbühl é uma cineasta galardoada com mais de vinte documentários no seu currículo. É a correalizadora e editora do filme Letters from Baghdad, que foi exibido em mais de 100 salas espalhadas pelo mundo e transmitido pela PBS, ARTE e BBC. O seu trabalho de edição conta com My Architect, nomeado para um Oscar, e Hunt for Planet B, vencedor de um Emmy.

Zeva Oelbaum é uma cineasta e fotógrafa premiada. Com Sabine Krayenbühl, correalizou e produziu Letters from Baghdad. Zeva Oelbaum produziu Ahead of Time, um documentário sobre a jornalista Ruth Gruber, que estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto antes de receber seis prémios de Melhor Documentário. A realizadora chegou ao cinema depois de uma carreira na fotografia, tendo o seu trabalho sido publicado em jornais como o The New York Times.

No items found.