Outrar
espetáculo de Volmir Cordeiro
9 NOV — sáb,
19h
Armazém Regimental de Lagos
Entrada Livre

A coreógrafa Lia Rodrigues convidou Volmir Cordeiro, artista radicado em França, a receber uma carta do Brasil e da sua companhia do Rio de Janeiro. Nesta carta, havia uma banda sonora e 27 vídeos produzidos por bailarinas e bailarinos da companhia. Dez anos depois de ter dançado para esta companhia, Volmir reencontrou-a naquele momento para uma outra aventura. Para cada vídeo, escolheu uma roupa e para cada roupa uma forma de Outrar (tornar-se outro). Com estes Outros, lança-se num aglomerado de gestos, de camadas, onde a alegria é limitada por uma forma de transbordamento: demasiados rostos, demasiadas cores, demasiadas dores... Torna-se outro enquanto se torna a personificação da terra, da flora, da mata, tornando-se sereia, brincando a ser cebola. Outrar é uma forma de preservar uma relação imaginária e um desejo pela diversidade. Outrar existe como uma interação sensível entre continentes, corpos, sons e gestos.


- ESTREIA NACIONAL -

coreografia e performance
Volmir Cordeiro

assistência à criação
Bruno Pace

concepção do projeto
Lia Rodrigues

em estreita colaboração com os artistas da sua companhia
Amalia Lima, Leonardo Nunes, Carolina Repetto, Valentina Fittipaldi, Andrey Silva, Larissa Lima, Ricardo Xavier

banda sonora e interpretação
Zeca Assumpção, Henk Zwart, Mendel, Grupo Cadeira (Inês Assumpção, Jorge Potyguara, Miguel Bevilacqua, Henrique Rabello) e de‘Authentic South America 5, The Amazônia’

edição e mistura
Alexandre Seabra

produção
Kunstenfestivaldesarts

difusão
Cie Donna Volcan Produção

duração 30 min.

M/8

Volmir Cordeiro (Brasil, 1987) é doutor em dança pela Universidade Paris 8 (França). Estudou no Mestrado Essais – CNDC d’Angers. Artista-pesquisador, trabalhou com os coreógrafos Alejandro Ahmed, Lia Rodrigues, Cristina Moura, Naiá Delion, Xavier Le Roy, Laurent Pichaud & Rémy Héritier, Emmanuelle Huynh, Jocelyn Cottencin, Vera Mantero, Nadia Laura & Zeena Parkins, Latifa Lâabissi e Rodrigo García. Atualmente, apresenta as suas peças em diversos festivais internacionais. Em 2021, recebeu o Prêmio SACD de Jovem Talento Coreográfico.

No items found.