Pra Não Caber no Mundo
apresentação de Andrei Bessa (Brasil)
10 NOV — dom,
15h
Espaço Jovem de Lagos
Entrada Livre / acesso a "Pra não caber no mundo" + “Gigantesca”

A Queer Art Lab promove a diversidade artística e cultural, incentivando projetos inovadores e colaborativos que refletem a pluralidade de vozes e experiências da comunidade LGBTQIA+. Ao Pedra Dura, traz Andrei Bessa e Izabel Nejur, artistas que ficarão em residência, em Lagos, por uma semana.

A palestra-performance Pra não caber no mundo agrega diversos materiais em torno do projeto-pessoa de Andrei Bessa, em que o artista procura uma efabulação plural e mitológica de um urso-unicórnio. Aspetos autobiográficos desenham-se em diversos fragmentos, sempre uma tentativa, um em transformação, um vislumbre, uma miragem e um presságio. O urso-unicórnio não se materializa como um ser acabado deste mundo porque não é deste mundo. É preciso pesar-engordar-aumentar o imaginário para tocar nesse presságio.

Pesar. Engordar. Aumentar. Para alguns, verbos difíceis de conjugar na primeira pessoa. Andrei Bessa, que procura há anos a tranquilidade de conjugar no presente, tem vindo a redescobrir, nos últimos meses, como fazê-lo na primeira pessoa do plural. Para pesar- engordar-aumentar os seus processos artísticos, faz desdobramentos de si mesmo e novas versões do que ainda não é. Sente o corpo como um palimpsesto, que em cada nova escrita carrega traços das antigas.

criação e performance
Andrei Bessa

ilustrações e desenhos
Roberto Dagô

orientação de processo
Queer Art Lab Marco da Silva Ferreira

coprodutores
Queer Art Lab e Trumps

fotografias
Bruna Buniotto, Creston Filho e Daniel Pizamigglio

Andrei Bessa (Fortaleza, 1987) é performer, dramaturgo e encenador natural de Fortaleza (Brasil) e atualmente reside em Lisboa (PT). Graduado em Artes Cénicas (IFCE - Brasil) com Mestrado em Artes (UFC - Brasil). Em 2021, mudou-se para Lisboa para estudar no Forum Dança, no Programa Avançado de Criação em Artes Performativas (PACAP). Faz parte do coletivo artístico e performático Vagar. É também um dos artistas da Inquieta Cia, coletivo de dança e performance de Fortaleza e membro da "Piscina" estúdio no Espaço da Penha (Lisboa). As suas obras artísticas têm ênfase na performance e na dança, com criações que entrelaçam a literatura e o audiovisual. Atualmente, investiga o seu corpo gordo como material de expansão e expressão artística. Nesta perspetiva, a sua mais recente obsessão é a fabulação da criatura mítica unicórnio-urso, desenvolvido no espetáculo Urro e nas instalações Anatomias Fantásticas e Meu corpo é um tabuleiro.

No items found.